Trabalhos


Como escrever quadrinhos é o segundo livro de Gian Danton sobre a prática do roteiro. Escrito a partir da experiência do próprio autor, a obra mistura auto-biografia e dicas de roteiro. Foi indicado pelo site Livreiro Nômade como um dos 10 livros fundamentais para roteiristas. Finalista do prêmio HQ Mix 2016 na categoria livro teórico. 
Família Titã foi a obra mais cult da dupla Gian Danton - Bennett. Publicada em diversas revistas eróticas na década de 1990, ganhou novos fãs com uma versão em PDF no início dos anos 2000. Recentemente tornou-se um álbum de luxo pela Opera Graphica, que pode ser adquirido diretamente comigo através do e-mail profivancarlo@gmail.com. O texto de divulgação diz: "A Insólita Família Titã é uma espécie de tragédia grega protagonizada por um trio de super-heróis que recebem seus poderes inesperadamente e logo precisam resolver uma questão de convívio entre si, envolvendo o eterno conflito amor x ódio, o que torna essa aparentemente despretensiosa historieta em uma saga exemplar sobre a convivência e as atitudes humanas".


Galeão é uma obra de fantasia histórica que se passa em algum lugar do Atlântico, no século XVII. Depois de uma noite de terror, em que algo terrível acontece, os sobreviventes descobrem que estão em um navio que não pode ser governado e repleto de mistérios. A comida está sumindo, alguém está cometendo assassinatos, uma mulher é violentada e o tesouro do capitão parece ter alguma relação com todo o tormento pelo qual estão passando.
Além da narrativa do navio, são mostrados flash backs dos personagens, revelando que todos eles têm algo a esconder.
Galeão mistura vários temas da ficção fantástica e outros gêneros: os duplos de Edgar Alan Poe, o Aleph de Borges e outros, misturados com uma trama policial, já que um psicopata parece estar agindo entre os sobreviventes. A história torna-se, assim, um quebra-cabeça a ser desvendado pelo leitor. Curta a página da editora no Facebook: https://www.facebook.com/9Bravos?fref=ts


Gian Danton participou da Clássicos Revisitados 2 - Monstros Noir com uma história em que Frankstein é um detetive particular, com arte de JJ Marreiro.

A antologia Contos Revisitados reconta histórias clássicas misturando-as com a máfia. Eu participei com a história em quadrinhos Pig Fiction (que junta Os três porquinhos com Pulp fiction), com desenhos de Antonio Eder. Publicação da editora Quadrinhópole.

A antologia Cidade Sorriso dos mortos-vivos mostra o que aconteceria com Curitiba se a cidade fosse invadida por zumbis. Eu participo com três HQs: "Só tem zumbi em um quadrinho", "Os dias são todos iguais" e "Machado, o detetive do inexplicável".

Em Grafipar - A editora que saiu do eixo (formato 16 x 23 cm, 168 páginas, R$ 39,90), o autor Gian Danton volta ao ano de 1977, quando o Brasil vivia os últimos dias do regime ditatorial. O assunto sexo era um tabu total. Nas bancas, revistas como Status, Homem, Ele & Ela e Fiesta exibiam tímidas pinups censuradas, com, no máximo, um seio à mostra.

Surgiu, então, uma editora especializada em erotismo, a Grafipar, que logo se destacou com seus quadrinhos nacionais, sempre misturando erotismo com gêneros como terror, ficção científica, folclore e policial.

O livro, resultado de mais de 20 anos de pesquisas, conta a história dessa editora e de seu líder, o descendente de japoneses e ativista cultural da colônia nipônica, Cláudio Seto, também introdutor da linguagem do mangá no Brasil.

A obra analisa as revistas da Grafipar, suas histórias e, ainda, trata dos bastidores da "vila de quadrinhistas" que existiu em Curitiba no início dos anos 1980.

Histórias que misturam humor e terror. Meu conto fala sobre um cientista atrapalhado que pretende provar que os dinossauros se transformaram em peixes. Antologia da editora Estronho.

Super-Heróis é a coletânea da Editora Draco sobre estes seres capazes de nos inspirar por seus feitos assombrosos e sacrifícios em prol de um mundo melhor. Nessas 14 histórias a justiça não escolhe campo de batalha, sejam os becos sujos de uma metrópole, os rincões afastados do interior brasileiro, uma Lisboa prestes a ser invadida por Napoleão ou a arena política onde se decide o destino da sociedade.
Organizada e estrelada por Gerson Lodi-Ribeiro e Luiz Felipe Vasques, a coletânea apresenta as identidades secretas de Romeu Martins, Alex Ricardo Parolin, Pedro Vieira, Gustavo Vícola, João Rogaciano, Roberta Spindler, Dennis Vinicius, Inês Montenegro, Gian Danton, Vitor Vitali, Lucas Rocha e Antonio Luiz M. C. Costa. Além da capa, cada conto é ilustrado com pinturas a mão do artista Angelo de Capua. Mais detalhes no site da editora Draco.
 
Está sendo disponibilizado no endereço www.literaturaladob.com.br o e-book Literatura Lado B, organizado por Denize Lazarin e Rodolfo Londero e publicado pela Editora da Unicentro. A antologia traz textos sobre ficção científica, terror, fantasia e quadrinhos.
O título refere-se ao fato desse tipo de literatura ter pouca visibilidade nos estudos acadêmicos. Geralmente o lado B é o que trazia as músicas menos conhecidos dos discos. Da mesma forma, são poucos os estudos sobre literatura de gênero no Brasil. “Ao privilegiar esse tipo de literatura, nossa coletânea pretende vislumbrar um novo campo literário, até então oculto: o lema é virar o disco, trocar a música. Nossa coletânea também procura construir esse novo campo em todos os níveis de pesquisa – graduação, pós-graduação e produção docente –, con¬tribuindo assim para uma visão abrangente do que atualmente se produz do outro lado acadêmico”, escrevem os organizadores na apresentação.
Nessa antologia de textos acadêmicos, eu assino um artigo que explica como a teoria hipodérmica, segundo a qual a mídia é toda-poderosa e massificante, influenciou as principais distopias do século XX.

SERVIÇO
Literatura Lado B
Organização de Denize Helena Lazarin e Rodolfo Rorato Londero
Editora da Unicentro
180 páginas
Para baixar: www.literaturaladob.com.br

Revista sobre a Índia (lançada no rastro do sucesso da novela Caminhos da Índia) escrita por Gia Danton e Matheus Moura e editada por Franco de Rosa. Gian escreveu sobre Gandhi, sobre o Baghavad Gita e sobre os Hare Krishna.
 
Pare tudo o que você está fazendo: algo muito grave está acontecendo aqui, agora. Mas não se trata do Apocalipse Maia que está prometido para o fim do ano. É algo muito mais ameaçador — e antigo
também: desde eras remotas existem registros de invasões alienígenas. Das Pirâmides do antigo Egito aos Moais da Ilha de Pascoa, das Linhas de Nazca às teorias polêmicas de Erich Von Däniken, muito tem se falado a respeito.
Mas não se trata, agora, de mera especulação: ELES JÁ ESTÃO AQUI! Talvez até mesmo aí, à sua volta, dormindo na sua cama, ao seu lado no metrô — ou ainda, na pior das hipóteses, controlando este país que desde sempre tem se mostrado incontrolável.
A prova, caro leitor, está neste e-book que em breve você terá diante dos olhos. Organizado criteriosamente por Ademir Pascale, um seleto time de autores mostra, sob os mais variados aspectos e abordagens, que aquilo imaginado pelo grande autor H.G. Wells já se faz presente.
Surpreenda-se. Admire-se. Ou fuja — se tiver tempo suficiente!

Participam neste e-book:
- Ademir Pascale (organizador e coautor)
- Arionauro da Silva Santos (cartunista)
- Claudio Parreira (coautor)
- Flávia Muniz (coautora)
- Francisco Juska Filho (cartunista)
- Gerson Lodi-Ribeiro (coautor)
- Gian Danton (coautor)
- Luiz Bras (coautor)
- Marcelo Bighetti (capista, diagramador e coautor)
- Renato A. Azevedo (coautor)
- Roberto de Sousa Causo (coautor)

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE E DIVULGUE PARA OS SEUS AMIGOS:
http://www.divulgalivros.org/invasao_alienigena.pdf
 
Antologia Metamorfose II, organizada por Ademir Pascale, com histórias sobre lobisomens. Eu participo com o conto  "Fera". À venda na livraria Amapaense.
Antologia Fantasiando, da editora Regência. Meu conto "O segredo de Helena" é sobre um homem que perde a esposa e descobre que ela guardava um grande segredo.
Em  uma cidade perdida, monsttros e humanos convivem normalmente. Mas o assassinato de uma jovem pode quebrar essa paz. Caberá a um detetive lobisomem e seu pupilo desvenderam esse mistério.


Vinte anos no hiperespaço foi lançado em 2003 para comemorar os 20 anos do fanzine homônimo. A antologia juntou contos de alguns dos mais conhecidos escritores de ficção científica do Brasil. Gian Danton colaborou com o conto V.I.R.T.U.A.L. 
O roteiro nas histórias em quadrinhos é o meu livro definitivo sobre o assunto. Trata de temas que vão da criação de personagens ao pacto de verossimilhança. Para comprar, clique aqui.
O livro Introdução à metodologia científica é indicado para alunos que estão iniciando a produção de trabalhos acadêmicos por sua linguagem simples.

Antologia de contos sobre fantasmas. Eu colaboro com o conto "Lembranças de sangue". 
 Um dos lançamentos mais esperados do anos, o MSP+50 reuniu alguns dos principais quadrinistas brasileiros nessa homenagem ao Maurício de Sousa. Eu e JJ Marreiro participamos com uma história do Astronauta.
Coleção Guias da Filosofia dedicado ao pensador alemão Nietzsche. A obra traz um artigo de minha autoria, escrito em parceria com Jefferson Nunes, Nietzsche, um ícone pop, que analisa a influência de sua obra em filmes, quadrinhos e na música. O Jefferson assina mais dois textos nessa coletânea. O amigo Matheus Moura também assina um artigo. O livro custa R$ 14,90 e pode ser comprado também no site da editora Escala.

Livro de perguntas e respostas sobre o nazismo publicado pela editora Escala. Texto meu.
Livro sobre a Queda do Muro de Berlim, com textos de vários autores. Editei e escrevi sobre o contexto histórico da criação do muro.
Conhecimento Prático Filosofia 21. Artigo de capa, sobre Edgar Morin.


Conhecimento Pratico Filosofia 22. Artigo sobre o filósofo Thomas Kuhn e a teoria dos paradigmas.


Artigo sobre o Epicurismo.


Conhecimento Prático Literatura 22 - Artigo sobre a série alemã de FC Perry Rhodan.

Desvendando Literatura 20 - artigo sobre Monteiro Lobato e os modernistas.
Conhecimento Prático Literatura 24 - Artigo sobre Neil Gaiman.
 

Desvendando a História especial escravidão. Textos meus e de Matheus Moura. Também fui responsável pela edição.
Conhecimento Prático Filosofia 17.Artigo  sobre o conhecimento científico.
Artigos sobre a Escola de Frankfurt e sobre o livro Para ler o Pato Donald.

Textos sobre o Bagavad Gita e sobre Gandhi.
Revista Discutindo Língua Portuguesa. Artigo sobre o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula.

Mad 12. Sátira do Big Brother (sim, eu tive que assistir ao programa para fazer essa sátira).

Mad 13
Mad 14. Sátira do filme Crepúsculo.

Matéria sobre como seria o Twetter dos personagens históricos.

Roteiro da sátira No Limite do Senado.
Sátira de Alice no país das Maravilhas, com arte de Roger Cruz (X-men).

Manticore, uma das revistas mais premiadas do quadrinho nacional. Graphic novel em duas partes com texto meu e desenhos de Antonio Eder, Márcio Freire, José Aguiar e Luciano Lagares.

HQ Como ser enganado por um psicopata, em parceria com Antonio Eder.

HQ Caninos Brancos, em parceria com Guilherme Silveira.

Coletânea internacional lançada pela Devir e o organizada por Roberto de Sousa Causo. Colaboro com o conto Mapinguari.

Coletânea com histórias sobre pessoas com super-poderes organizada por Otávio Cariello e lançada pela Terracota. Colaboro com o conto Intangível.


Livro que analise a obra-prima de Alan Moore e Dave Gibbons do ponto de vista da ciência, publicado pela Marca de Fantasia.

O livro faz um resgate histórico da relação entra os quadrinhos e a ciência. Publicado pela Marca de Fantasia.


Cultura pop, livro usado na disciplina teorias da comunicação.

Agulha hipodérmica: coletânea de artigos sobre a primeira teoria da comunicação.



Volume 6 da Coleção Fantástica Hiperespaço-Megalon, com uma novela de ficção científica que conta a história de um grupo de juvens revolucionários que sequestra uma astronave e ludibria todo o aparelho repressor do estado totalitário que domina o mundo nesse futuro distópico.




Anjo da Morte é uma "noveleta de fantasia na qual um casal que vive um apaixonado idílio pastoral, transformado num pesadelo sinistro por um estranho andarilho. Uma fantasia tradicional em trajes contemporâneos, com um subtexto maduro e perturbador", diz a Biblioteca Fantástica. Lançado em 2000 pela editora Hiperespaço. 


 Adaptação juvenil da históira de Ben Hur. Coleção Clássicos da Literatura Juvenil, da editora Minuano.
 
Adaptação juvenil da lenda de Robin Hood. Coleção Clássicos da Literatura Juvenil, da editora Minuano.


Este livro é resultado de uma pesquisa feita com meus alunos de jornalismo sobre os critérios usados pelos jornais locais para escolher as notícias.

A3, revista editada pelo amigo Matheus Moura. Colaboro com a história Zullu, desenhada pelo Will.

 Revista Boca do Inferno, da editora Jupiter II. Colaboro com a história Zumbi, desenhada pelo E. Thomaz.
Família Titã, história desenhada por Joe Bennett com roteiro meu. Publicada em diversas revistas da editora Nova Sampa na década de 1990, chegou a vender mais de 100 mil exemplares e foi um dos trabalhos que abriram a porta do mercado americano para o compadre Joe Bennett. Leia mais sobre essa história aqui.


Livro Roteiro para histórias em quadrinhos, lançado em 2008 pela PopMídia. Está esgotado e deve ser relançado, em uma edição revista e ampliada, pela Marca de Fantasia.

 A hora do crepúsculo, lançada pela Nova Sampa, foi uma das revistas de quadrinho nacional mais emblemáticas da década de 1990. Muita gente me disse que começou a fazer quadrinhos a partir da leitura desse especial, que reunia 3 histórias escritas por mim e desenhadas por Joe Bennett, que na época assinava Bené Nascimento.

Especial Prismarte sobre Conspirações Tupiniquins. Participo com duas histórias, ambas desenhadas por Antonio Eder: uma sobre a morte de PC Farias e outra sobre os ataques de 11 de setembro. 
A série Exploradores do Desconhecido foi criada por mim e pelo desenhista Jean Okada, em 2008 e logo alcançou um grande número de fãs, especialmente entre os apreciadores da ficção científica clássica. Chegou a ser destaque na revista Mundo dos super-heróisPara ler, clique aqui
A Mulher Estupenda, criada pelo cearense JJ Marreiro, é uma homenagem aos personagens da era de ouro dos quadrinhos. Quando vi o traço do JJ, gostei tanto que acabei escrevendo esse pequeno roteiro sobre uma inusitada invasão extraterrestre. 
Revista Space Opera, do amigo Leonardo Santana. Colaboro com esse primeiro número escrevendo um artigo sobre... spaces operas!
Artigo sobre o Mestre do Kung Fu.
A história A inspeção, escrita por mim e desenhada por Bené Nascimento (Joe Bennett) e Pedro Vale foi publicada originalmente na revista Calafrio 47. Essa história surgiu da minha vontade de adaptar uma história de Nicolai Gógol para os quadrinhos. Eu e o Bené já havíamos adaptado a história O nariz na história Phobos, publicada na revista A hora do crepúsculo e dessa vez escolhemos a peça O inspetor Geral. Como seria publicada numa revista de terror, adaptamos a trama sobre um inspetor falso para um manicômio no século 19. Essa história, assim como boa parte das HQs feitas pela dupla Gian-Bené, nunca foi republicada e corria o risco de se perder. Assim, resolvi disponibilizar como scan. Para baixar, clique aqui. Poderá também gostar de:
O autor do blog.