quarta-feira, dezembro 13, 2017

A queda do muro de Berlin


A queda do muro de Berlim foi um livro editado por mim e lançado pela editora Escala no ano de 2010. Os textos eram meus, de Matheus Moura, Jefferson Nunes e Leide Oliveira. Foi um desafio porque cada uma das pessoas da equipe morava em um local dferente (o excelente diagramador morava no interior de São Paulo). Então todo o trabalho foi feito pela internet. Os outros autores me mandavam os textos por e-mail, eu editava, enviava para o diagramador junto com as imagens, ele me enviava a matéria diagramada, eu verificava se estava tudo ok e mandava para a coordenadora editorial. O resultado foi realmente gratificante: textos, diagramação, tudo se encaixava, dando uma ampla visão do assunto, da construção do muro à sua queda, passando pelo medo da bomba atômica, as vítimas do muro etc. Além dos textos, a publicação traz linhas do tempo e textos de contextualização histórica, com outros fatos ocorridos na época da construção e da queda do muro. De vez em quando a Escala relança esse livro em banca (razão pela qual não há data no expediente). 



Sem comentários: