A
segmentação trabalha com três grandes divisões: geográfica, demográfica e psicográfica.
A
segmentação geográfica divide os consumidores por área. Pode ser um bairro, uma
cidade, um estado, um país e até um continente. Normalmente, as empresas
começam com uma segmentação geográfica restrita e depois vão ampliando sua área
de atuação. O Boticário, por exemplo, começou segmentado apenas em Curitiba
(PR) e região metropolitana. Depois, por meio do sistema de franquias, esse
segmento foi se espalhando. A segmentação pode ser ainda mais específica. Uma
panificadora, por exemplo, geralmente atende clientes apenas de um bairro. Se
ela estabelecer um sistema de entregas ou de vendas em mercearias, essa
segmentação pode ser ampliada.
Uma
coisa importante: o segmento geográfico não é onde está a fábrica, mas onde
está o cliente. O chocolate Wonka é fabricado
pela Nestlé de Caçapava, interior de São Paulo, mas é vendido, na sua maior
parte, nos EUA.
Conhecer
o local onde mora o consumidor é essencial para evitar problemas. Por exemplo,
se seu negócio é uma loja de roupas elegantes, não vá instalá-la num bairro
pobre. Se o seu negócio são guarda-chuvas, não vá vendê-los em um local onde
não chove. Se o seu negócio é fabricar biquínis, nem pense em mandá-los para um
país muçulmano, onde a mulher não pode mostrar o corpo.
Segmentação
demográfica
A
segmentação demográfica inclui variáveis como idade, sexo, renda, instrução,
religião, raça. Esses dados são facilmente encontrados em instituições de
pesquisa, como o IBGE. Uma pessoa que pretenda abrir uma loja infantil pode
pesquisar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para saber
como está o índice de natalidade naquela cidade. Se a natalidade está
aumentando, significa mais consumidores vindo aí.
Países
com características demográficas diferentes apresentam oportunidades
diferentes. Na China, as crianças representam um grande mercado para produtos
infantis, pois cada casal pode ter apenas uma criança, o que os leva a mimar os
filhos ao máximo. Já na Itália o mercado está diminuindo para produtos
infantis, pois cada vez mais casais optam por não ter filhos. No entanto, o
envelhecimento da população fez com a Itália se tornasse um grande mercado para
produtos voltados para a terceira idade, como fraldas geriátricas e remédios.
Até
a religião pode representar uma oportunidade de mercado. Uma cidade com muitas
pessoas cristãs pode ser um bom mercado para uma loja de artigos religiosos.
Assim,
antes de montar o negócio, tente definir o seu público-alvo. Alguns casos são
tão óbvios que nem precisam de uma pesquisa de mercado. Batons, por exemplo,
são para mulheres, gravatas para homens.
Sem comentários:
Enviar um comentário