terça-feira, junho 20, 2017

Quem foi Oscar Schindler?


Oskar Schindler  foi um empresário tcheco que ficou famoso por salvar 1.200 trabalhadores judeus do holocausto.
Schindler se tornou membro do partido Nazista assim que a Alemanha anexou a região dos Sudetos, em 1938. Quando a  Polônia foi invadida, ele se mudou para o país pensando em ganhar dinheiro aproveitando a mão-de-obra escrava de judeus. Ele abriu, então, uma fábrica de esmaltados e conseguiu trabalhadores do gueto de Cracóvia.
Em março de 1943 o gueto foi desativado. Os moradores foram mortos e os sobreviventes enviados ao campo de concentração de Plaszow. Os trabalhadores de Schindler ficavam o dia todo na fábrica e à noite voltavam para o campo de concentração.
Mas a grande ação humanitária de Schindler aconteceu em  1944, quando os administradores do campo receberam ordens de desativá-los e enviar todos os judeus para campos de extermínio.
Schindler subornou os oficiais para convencê-los de que precisava de operários especializados. Com isso fez uma lista com 1200 nomes, incluindo crianças, que acabaram sendo salvos do holocausto e enviados para uma fábrica adquirida por ele na sua cidade natal de Zwittau-Brinnlitz. Ainda teve de subornar mais oficiais, pois o trem que levava as mulheres foi desviado e enviado para Auschiwitz.
Nos últimos dias da guerra, com a proximidade do exército russo, Schindler fugiu para a Alemanha, em território controlado pelos norte-americanos e ingleses.
Ele acabou se livrando de ser preso graças aos depoimentos dos judeus que ajudara.
Terminada a guerra, ele estava falido graças ao dinheiro investido na compra dos judeus. Mas o Estado de Israel lhe deu uma pensão vitalícia em agradecimento por seus atos humanitários.
Schindler plantou uma árvore na Avenida dos Justos, no Museu do Holocausto.
A história foi filmada por Steven Spielberg com o nome de A Lista de Schindler. Esse filme é considerado pelo diretor e pela crítica como sua melhor realização e lhe valeu o Oscar de melhor direção de 1994.

Na maioria das listas de melhores filmes de história, A Lista de Schindler aparece em primeiro lugar. 

Sem comentários: