sexta-feira, maio 19, 2017

O que foi a batalha de Leningrado?


Leningrado era uma das principais cidades russas. Foi fundada por Pedro, o grande, em 1703, como uma janela para o mundo ocidental. Com a revolução russa, seu nome foi mudado para Petrogrado, um nome mais russo. Depois da morte de Lenin, a cidade passou a se chamar Leningrado.
Os habitantes da cidade sabiam que seriam atacados, pois os Exércitos Norte avançavam rapidamente em conjunto com os finlandeses. Eles então começaram a cavar trincheiras, e criar outros obstáculos para dificultar o avanço os nazistas.
Antes do ataque, o grupo de Exércitos Norte esperou o grupo de Exércitos Centro e finalmente atacaram em 8 de agosto, com auxílio dos Filandeses.
No dia 4 de setembro a Luftwaffe começou a bombardear a cidade, centrando seus ataques sobre concentrações de tropas, depósitos de combustíveis e armamentos.
O povo resistia bravamente. Além dos soldados, pessoas normais se ofereciam para proteger a cidade.
Mas as provisões da cidade era pequenas e logo a fome começou a se instalar em Leningrado. Goebbels lançava panfletos sobre a cidade, com os dizeres: “Melhor um súdito saudável que um bolchevique faminto”, dando a entender que os habitantes da cidade receberiam comida caso se entregassem, uma óbvia mentira, pois os nazistas jamais iriam alimentar os três milhões de habitantes da cidade.
Na verdade, a ordem de Hitler era estrangular a cidade através de bombardeios aéreos e artilharia. “Que morram de fome!”, ele teria dito.
A fome dentro da cidade era tão grande que muitos começaram a praticar o canibalismo, comendo a carne dos mortos.
Mas os alemães também sofriam, agora com o frio, que chegava a 50 graus abaixo de zero. Hitler esperava acabar com a campanha russa antes do inverno, de modo que os alemães não estavam preparandos para tamanho frio.
Em janeiro de 1942 o lago Ladoga, uma das poucas áreas não ocupadas pelos nazistas, congelou, permitindo que caminhões russos levassem comida e equipamentos para os sitidiados.

O cerco a Leningrado durou 900 dias, o maior da II Guerra, e terminou com a morte de um milhão de russos, em 1944. Entretanto, Hitler não conseguiu seu objetivo de dominar a cidade. 

Sem comentários: