quinta-feira, maio 18, 2017

O que era a nova diretriz?

A nova diretriz era a estratégia de Hitler para dominar a URSS, elaborada quando se percebeu que os recursos de defesa dos russos eram maiores do que se imaginava. O ditador nazista pretendia provocar um colapso econômico cortando os suprimentos de petróleo e dominando a cidade industrial de Leningrado.
Para cumprir essa meta, o grupo de exércitos centro, que avançava na direção de Moscou, teve de ceder homens e equipamentos para os grupos de exército sul e norte. Os oficiais alemães protestaram, pois Moscou estava a apenas 320 quilômetros. Além disso, havia ali uma grande concentração de tropas que deveriam ser destruidas antes de terem tempo de organizar uma defesa. Para Von Bock, a vitória sobre Moscou provocaria o colapso político sobre a URSS, já que toda a administração se concentrava na cidade. “Moscou é apenas um nome”, objetou Hitler, impondo seu ponto de vista.
A maioria dos analistas acredita que foi uma estratégia equivocada. A falta de estradas pavimentadas fazia com que a poeira entrasse no motor dos tanques, já bem desgastados pelas longas distâncias percorridas.

Os tanques capturados dos franceses na batalha da França logo começaram a quebrar, fazendo com que os alemães perdessem muitos de sua capacidade de combate. Além das máquinas com problemas, também os soldados alemães ficaram exaustos com a longa viagem. 

Sem comentários: