terça-feira, abril 18, 2017

O que é totalitarismo?

Totalitarismo é um regime político em que o Estado se estende a todos os aspectos e níveis da sociedade, controlando a sociedade e os indivíduos.
O totalitarismo geralmente é caracterizado por um partido único e pelo extremismo ideológico, tanto de esquerda quanto de direita.
O totalitarismo é um fenômeno das sociedades de massas e constantemente se ancora na propaganda e na psicologia das massas. A idéia é o controle total da sociedade, transformada em uma massa homogênea, pronta a seguir uma figura paterna, um líder, que lhe diga o que fazer. Não é por acaso que Hitler era chamado de fuhrer (líder) e Mussolini de Dulce (líder).
Embora regimes como de Hitler e Stalin sejam antagônicos do ponto de vista ideológico, eles têm em comum justamente o que define o totalitarismo. Alguns autores acreditam que os regimes totalitários pretendem o domínio total e universal da sociedade.

Uma das melhores definições da vida sob um regime totalitário foi dada por George Orwell no romance 1984: “Se queres imaginar o futuro, pensa numa bota pisando um rosto humano... para sempre!”. 

Sem comentários: