quinta-feira, abril 13, 2017

O que é a eugenia?

A Eugenia é um termo criado por Francis Galton (1822-1911), que a definiu como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja fisica ou mentalmente. A eugenia é evidentemente baseada na teoria da evolução das espécies, de Darwin, que afirmava que apenas as espécies melhor adaptadas sobreviviam.  A eugenia foi a teoria científica que serviu de base para o nazismo. As primeiras ações dos nazistas baseiam-se na idéia eugênica de evitar que pessoas com doenças congênitas tenham filhos. Sabe-se que os nazistas perseguiram e muitas vezes mataram pessoas com deficiência mental e outras. 
As descobertas da genética têm colocado em cheque a eugenia ao demonstrar que raças não existem e, se existem, a diferença genética entre elas é mínima.
A idéia de melhorar a raça humana por meio da eugenia tem encontrado fortes resistências por parte de filósofos e sociológos, que discutem o aspecto ético dessa empreitada. Tais autores citam o exemplo do nazismo, em que o melhoraremento da raça humana tornou-se desculpa para eliminar as raças indesejadas, transformando raças inferiores em escravas.

Existe a eugenia positiva, que incentiva pessoas saudáveis a terem mais filhos e a negativa, em que pessoas com doenças são esterilizadas. As duas foram praticadas durante o III Reich. 

Sem comentários: