sábado, junho 21, 2014

Nicolelis e a nova comunidade científica brasileira

As falas acima são de Francis Collins, um dos cientistas responsáveis pelo revolucionário Projeto Genoma Humano, que em 2001 fez o mapeamento do DNA e descortinou infinitas possibilidades para a Ciência. Ele atualmente é diretor do National Institute of Health (NIH), órgão financiador de pesquisas biomédicas ligado ao governo americano, que faz dele o responsável por um orçamento de US$ 38 bilhões. No mês passado, Collins veio ao Brasil para conhecer de perto uma das pesquisas financiadas por seu instituto: o Projeto Andar de Novo comandado pelo neurocientista Miguel Nicolelis. Com uma equipe formada por cientistas do mundo inteiro, o objetivo do brasileiro é devolver mobilidade para paraplégicos através de uma neuroprótese, conhecida como exoesqueleto.
Mas parece que alguns compatriotas de Nicolelis não concordam com Francis Collins. Pessoas do alto gabarito de Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi e Roger do Ultraje a Rigor, estão em franca campanha contra o resultado de 30 anos de estudos do professor. Leia mais
A direita brasileira é um desastre mesmo. Enquanto a imprensa internacional saúda o exoesqueleto criado por Nicolelis, esse pessoal atacam uma invenção que vai ajudar milhões de pessoas apenas pelo fato dele ser brasileiro.

1 comentário:

Anónimo disse...

kkkk, ki fora o Prof. Nicolelis deu no Mainardi