domingo, janeiro 27, 2013

Rádio da Unifap, 96,9, já está no ar

O reitor da Unifap, José Carlos Tavares e a coordenadora de Jornalismo, Roberta Scheibe
Resultado do esforço conjunto praticado entre o reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Carlos Tavares, e comunidade acadêmica, entrou no ar nesta sexta-feira, 25, a Rádio Universitária 96.9 FM. O sinal tem alcance de 50 km de raio e está disponível 24 horas. A grade de programação será montada ao longo das próximas semanas. O estatuto com as normas que irão regulamentar a linha editorial da Rádio está na fase de formatação e, posteriormente, será posto sob avaliação do Conselho Superior (Consu).

Por se tratar de modelo de rádio universitária a programação terá que ser voltada, principalmente, para a difusão da cultura e educação, sendo composta por conteúdo jornalístico e serviços de utilidade pública. A comunidade amapaense também terá acesso à informações sobre os projetos desenvolvidos pela universidade, eventos técnicos e científicos.

A Rádio Universitária foi idealizada há alguns anos, mas só agora a concessão foi dada. "Isso ocorreu graças aos esforços de muitos companheiros articulados em Macapá e em Brasília, desde a nossa primeira gestão à frente da Unifap", informou o reitor, destacando que o processo de concessão não ocorreu antes por conta da lentidão burocrática para a aquisição de equipamentos.

O diretor da Rádio Universitária, Fernando Canto, enfatizou que a Unifap tem um poderoso instrumento de divulgação das atividades acadêmicas e prestação de serviço à comunidade. “"Este é o vínculo que se almejava estabelecer com a sociedade, a identificação com as produções locais e a amplificação do alcance do pensamento para além dos muros da universidade", disse. 

E quem terá papel fundamental em difundir esses pensamentos para além dos portões universitários serão os estudantes do curso de jornalismo. A Rádio Universitária é o local natural para que o alunado exerça estágios e aulas práticas necessárias em algumas disciplinas. As técnicas de locução e texto radiofônico agora podem se trabalhados e aprimorados. O edital com as bolsas de trabalho para os alunos do curso de comunicação será publicado na segunda – feira. Serão reservadas quatro vagas aos interessados.

A coordenadora do curso de jornalismo, Roberta Scheibe, vai reunir com o colegiado para que sugerir aos professores a utilização da rádio em projetos de extensão desenvolvidos com os acadêmicos. Depois de aprovado o estatuto, a intenção é que muitos docentes se tornem colaboradores e tragam para a emissora seus conhecimentos e interesses.
Fonte: Site da Unifap

Sem comentários: