quarta-feira, agosto 24, 2011

As melhores novelas brasileiras de FC

Impulsionada pelo interesse despertado pelas antologias Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica (Devir, 2008) e Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras (Devir, 2010), a Devir Livraria prossegue com o seu programa exclusivo de resgate de narrativas importantes do passado da ficção científica brasileira, que merecem a posição de referência junto aos leitores atuais.

Em 2008, Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, foi um dos livros do gênero mais tratados pela imprensa cultural, e um sucesso de vendas. Essa foi a primeira antologia retrospectiva de obras importantes do passado do gênero, no Brasil. Os 11 contos de Machado de Assis, Gastão Cruls, Domingos Carvalho da Silva, André Carneiro, Rubens Teixeira Scavone, Jorge Luiz Calife e outros chamaram a atenção da crítica e do público. “Uma referência e um marco do padrão de qualidade que pode e deve ser exigido do aspirante a autor de ficção científica”, escreveu um crítico.

As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica traz quatro novelas e noveletas: “Zanzalá” (1936), de Afonso Schmidt; “A Escuridão” (1963), de André Carneiro; “O 31.º Peregrino”, de Rubens Teixeira Scavone; e “A Nós o Vosso Reino” (1998), de Finisia Fideli. São textos diversificados em tom, tema e estilo; juntos, eles compõem um instantâneo do relativo alcance e leque de abordagens que a ficção científica alcançou no Brasil. Ao mesmo tempo, sugerem como a FC brasileira tende a subverter ou expandir, de maneira incomum em relação aos exemplos anglo-americanos.

SERVIÇO
Título: As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica
Autor: Roberto de Sousa Causo (organização)
Editora: Devir Livraria Ltda.
Número de páginas: 224
Arte da capa: Vagner Vargas
ISBN: 978-85-7532-476-9
Preço: R$ 29,50

Sem comentários: