domingo, março 20, 2011

Finalmente a banda larga

 O Amapá finalmente vai ter banda larga (para quem não é daqui, o máximo que temos é 500 kbps, a quase 500 reais de mensalidade - a minha é de 200 kbps, a 150 reais). O governo do Estado está costurando um acordo com a Oi para trazer um cabo de fibra ótica da Guiana. Como a Guiana tem mais capacidade de tráfico de informação do que o Brasil todo, é capaz de sairmos da era da internet à lenha direto para uma net de ótima qualidade. Isso a 35 reais. A perspectiva é o processo demorar até seis meses, então, até o final do ano, os amapaenses poderão entrar no universo digital com qualidade e preço baixo.
Vale lembrar que isso já poderia ter acontecido antes se houvesse vontade política. O antigo governador, que passou oito anos no poder, nunca se empenhou no assunto. Camilo, com três meses de mandato, já conseguiu essa conquista que vai ter impacto até sobre a economia do estado (com a possibilidade de criação de lojas virtuais, por exemplo). Ao que sei, outro político que se empenhou nas negociações foi o senador Randolfe Rodrigues. Parabéns aos dois e aos demais envolvidos nessa conquista.
Ah, e se conseguirem ver, deixo um vídeo que fala exatamente sobre os problemas que internet lenta provocam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Prezado Blogueiro...
Somente corrigindo sua postagem, a Guiana não possui mais capacidade que o Brasil inteiro, ela não chegaria perto da Capacidade que tem Belém, uma vez que ela é atendida pelo cabo óptico pertencente a OI, a largura de banda do Brasil é uma das maiores do mundo nas cidades onde chegam os Cabos Submarinos de Fibra (Fortaleza e Rio de Janeiro). agora que vamos sair da pré historia para um salto no futuro isso sim, vai acontecer com certeza.