domingo, novembro 15, 2009

Dr. Who



O amigo JJ Marreiro fez a cortesia de me enviar alguns DVDs com episódios de Dr. Who, a célebre, mas pouco conhecida no Brasil, série britânica de ficção-científica. Eu já conhecia a série, mas nunca tinha assistido a um episódio e tinha muita curiosidade. Foi uma grata surpresa. Pode ser uma heresia dizer isso, mas Dr. Who, em alguns sentidos, é melhor que Jornada nas Estrelas. É mais divertida, menos comprometida com a realidade e totalmente livre de limites. Trata de um personagem, o Doutor, que viaja no tempo, salvando a Terra ou consertando lapsos temporais. O tempo menor, de meia-hora, também ajuda, pois há menos enrolação e os episódios que merecem um maior desenvolvimento podem ter continuações.
Assisti poucos episódios até agora (falta de tempo é um problema sério), mas o que vi gostei muito, especialmente de um em que o Doutor e sua assistente voltam à Londres da II Guerra Mundial para evitar que uma ameaça alienígena transforme os ingleses em zumbis com máscaras de gás. Um belo exemplo de terror e de trama que se resolve de forma inteligente.
Duas curiosidades:
1) O personagem já teve um gibi, da Marvel, desenhado por Dave Gibbons (Watchmen);
2) O Doutor em algumas ocasiões, precisa mudar a aparência (e, portanto, de ator), o que permitiu que a série continuasse existindo desde o início da década de 1960 até atualmente.
Existe um site brasileiro sobre o personagem, que pode ser acessado aqui.

1 comentário:

Paulo Aragão disse...

Legal! Eu já li algumas coisas a respeito do Dr. Who, mas nunca assisti a série. A premissa é realmente bem interessante.