sexta-feira, outubro 30, 2009

O talibã é aqui


No dia 22 de outubro uma estudante da Uniban foi agredida por ir à aula com roupas curtas. As imagens, postadas no Youtube, mostram centenas de pessoas forçando a porta da sala em que ela se abrigou, xingando e ameaçando fazer um linchamento. Foi necessário chamar a polícia militar para escoltar a garota até fora da faculdade. A gente acha que isso só acontece em paises como o Afeganistão, mas parece que o talibã também está no Brasil. Bom deixar bem claro: o movimento foi dos alunos, não da faculdade ou dos professores. Aliás, a faculdade diz que vai investigar e punir os baderneiros.
Ao ler sobre o assunto e ver as imagens eu não pude deixar de lembrar da HQ Persépolis, sobre a revolução islâmica no Irã. A autora conta que mulheres que era pegas dirigindo carros ou saindo na rua sem o véu, eram violentadas ali mesmo. Isso gerou até uma piada no filme Borat, quando o protagonista vê uma mulher dirigindo uma carro e pergunta se pode estuprá-la.
Infelizmente, parece que algumas pessoas no Brasil concordam com isso...

1 comentário:

Quilômetros-a-Pé disse...

“Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade!”
– Lulu Santos, “Assim Caminha a Humanidade”


“Cortaram meus braços
Cortaram minhas mãos
Cortaram minhas pernas
Num dia de verão
Num dia de verão
Num dia de verão
Podia ser meu pai
Podia ser meu irmão
Não se esqueça
Temos sorte
E agora é aqui.

Quando querem transformar
Dignidade em doença
Quando querem transformar
Inteligência em traição
Quando querem transformar
Estupidez em recompensa
Quando querem transformar
Esperança em maldição:
É o bem contra o mal
E você de que lado está?
Estou do lado do bem
E você de que lado está?
Estou do lado do bem.
Com a luz e com os anjos
(...)

O Brasil é o país do futuro
O Brasil é o país do futuro
O Brasil é o país do futuro

Em toda e qualquer situação, eu quero tudo pra cima
pra cima
pra cima”

– Legião Urbana, “1965 (Duas Tribos)”, do álbum As Quatro Estações, de 1989