segunda-feira, agosto 10, 2009

Super-difícil

Difícil escrever sobre isso. Há vários dias estou tentando tirar uma segunda via da minha carteira de trabalho, pois a primeira já está lotada e nos locais em que trabalho precisam da nova para anotar férias.
Além das filas, do sistema fora do ar, tive de enfrentar uma situação surreal.
Quando finalmente consegui ser atendido, a atendente não queria dar início no processo porque meu RG é antigo. De fato, foi tirado quando eu tinha só 17 anos. Por essa razão, sempre levo outros documentos com foto, caso seja necessária uma conferência. No caso, estava com a carteira de motorista, com foto recente, CPF, a carteira de trabalho antiga... estava até com identificações dos locais onde trabalho. Mas a mulher não aceitava nenhum documento. Segundo ela, eu só poderia tirar uma nova carteira de trabalho, se antes tirasse um novo documento de identidade. Para fazer isso, eu precisaria ir para Belém!
Detalhe: RG não tem prazo de validade! Legalmente, ela não pode ser recusada.
Na verdade, ela só aceitou fazer a nova carteira quando ameacei ir no Ministério Público, pois evidentemente, era má vontade (a única utilidade do RG era colocar o número na nova carteira).
O pior de tudo: tudo isso aconteceu no Super Fácil, que deveria ser um local com atendimento público modelo. Imagina se fosse Super-difícil...

2 comentários:

gefferson brito disse...

Professor, faça o seguinte: comporte-se, vista-se, abuse, roube, mantenha seus parentes sempre empregados em seu gabinete e diga para que todos ouçam: SOU POLÍTICO. Todas as portas se abrirão.... A velha abusada chamada burocracia deveria ser mais gentil, mas ela só chama de seu que lhe convém. Abraços

JJ disse...

Há que se fazer uso de profunda magnanimidade para tratar com certos funcionários públicos, que destilam veneno a cada atendimento. É preciso uma paciencia sobrenatural para não perder as estribeiras. O mais difícil nessa hora é achar o elemento de barganha que vai motivar o animal a resolver seu problema. Normalmente o que eles querem é um "por fora", qdo , na verdade, já estão ali sendo pagos para fazer esse serviço.

Muito útil a ameaça de denúncia no Ministério Público.Tem funcionário que se acha dono do mundo. Abusa do poder que tem porque de fato não tem poder algum fora dali.