sexta-feira, julho 24, 2009

O menino do pijama listrado


Assisti O menino do pijama listrado, comovente filme de Mark Herman (roteiro de direção), baseado em livro de John Boyne. Nele, o filho do comandante de um campo de concentração, sem o concentimento da família, faz amizade com um garoto judeu. A cena inicial é uma aula de cinema: o garoto alemão e seus amigos correm pelas ruas de Berlin imitando aviões. Passam no meio de suásticas, pessoas calmamente tomando café. A cidade parece saídas da mente saudosista de alguém que se recorda de sua infância. Então, em um momento, a câmera pega os nazistas expulsando judeus de um gueto. Os dois polos da história: a ingenuidade da infância e os horrores do nazismo, que serão o eixo central da história, estão lá nessa cena. Na verdade, mesmo se seguisse uma sequência óbvia (na minha cabeça, o filme terminaria com o menino judeu morrendo e o alemão indo embora), o roteiro já seria bom pelos ótimos diálogos e pela excelente caracterização dos personagens. Mas o final nos revela uma surpresa, uma sacada e tanto do roteiro. Não deixe de assistir.

3 comentários:

Nay Marques disse...

Uma amiga minha me falou sobre esse filme, como ela é muito palhaça pensei que fosse brincadeira uahauhuaha agora vi q tem mesmo esse filme uahuahauh, vou assistir.. dps passarei aq pra dizer se curti uhauah gostei do seu blog, beijo!!

Conhecendo o Poder da Leitura disse...

Eu gostei muito do filme... a forma pela qual é contada a história....

Conhecendo o Poder da Leitura disse...

Gostei muito do Filme... A história que é passada... Realmente... É triste, mas é um também um excelente livro, que é leito em questão de horas...