sábado, abril 25, 2009

Os 20 melhores quadrinhos

O Franco de Rosa (famoso editor e quadrinista) me pediu a lista dos 20 melhores quadrinhos de todos os tempos. Vai ser publicada junto com a lista de outras pessoas famosas, num especial sobre quadrinhos . Ainda estou pensando, mas vai algumas das possíveis obras (é uma lista provisória, enquanto penso no assunto):

Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons
V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd
Monstro do Pântano, de Alan Moore (e vários desenhistas)
Sandman, de Neil Gaiman (e vários desenhistas)
Orquídea Negra, de Neil Gaiman e Dave Mckean
Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller
Príncipe Valente, de Hall Foster
Capitão César, de Roy Crane
Companheiros do Crepúsculo, de Bourgeon
Aldebaran, de Leo
Che, de Oesterheld e Breccia
Esquadrão Atari, de Gerry Conway e Garcia Lopez
Um contrato com Deus, de Will Eisner
Maus, de Art Spielgman
Lobo Solitário, de Kazuo Koike e Goseki Kojima
Asterix, de Goscinny e Uderzo
Ken Parker, de Berardi e Milazzo
MAD
X-men, de Chris Claremont e John Byrne
Thor, de Stan Lee e Jack Kirby
Esse último é a maior dúvida. Em uma lista dos 20 melhores quadrinhos teria que entrar algo de Kirby e algo de Stan Lee. Essa dupla teve muitos grandes momentos, mas acho que o Thor foi provavelmente o ápice.
E você, qual a sua lista?

4 comentários:

Fabio disse...

Rra mim, é muita responsa. Não acho que tenha lido muitos quadrinhos - pincipalmente porque o Brasil é um tanto isolado do resto do mundo. Se você computar, vai ver que é pouca coisa que se traduz pra cá.
Ainda assim, se fizesse, acho que teria algumas das coisas que você colocou aí. Vou tentar... (não é por ordem de importância):

1 - Peanuts
2 - V de Vingança
3 - Estranhos no Paraíso
4 - Spirit (quase tudo)
5 - A piada Mortal
6 - Desvendado os Quadrinhos (por que não?!)
7 - Morte, o Grande Momento da Vida
8 - ... Desisto. É difícil...

Mas acho que fazer uma lista desta tem um problema - não pela importância, mas pela classificação. São os quadrinhos e não os autores. Entraria facilmente, na minha lista, o Laerte, mas não por uma série ou álbum, mas pelo conjunto de tiras, então, talvez seja a questão do Jack Kirby.
Bem, mas eu vou continuar pensando nisso.

Valeu!

Lucas Pimenta disse...

Excelente lista Danton!

Na minha vai muitas dessas que citou.

Sem ordem de preferência:

Ken Parker
Asterix
Lobo Solitário
Tintim
Batman: Asilo Arkhan
Batman: A piada Mortal
Demolidor: Fase de Frank Miller
Watchmen
V de vingança
Calvin e Haroldo
Martin Mystere
Júlia (Berardi)
Sandman
Preacher
Blueberry
Aldebaran
Principe Valente
Tarzan (Hall Foster)
Maus
Gén: Pés descalços

Mas é complicado fazer uma lista dessa. E provavelmente uma nova leitura em alguns volumes da minha coleção, mudaria alguns títulos.
Mas Ken Parker, Lobo Solitário, Maus, Gén, Sandman e Calvin são fixos em qualquer lista minha!!

Já conhece o blog sobre Ken Parker?

http://kenparker.blogspot.com

Abração

Lucas Pimenta disse...

aí... esqueci estranho no paraíso. Não pode ficar de fora... de jeito nenhum...
Nem Do Inferno, melhor trabalho de Alan Moore em toda vida...

Xiii, é complicado mesmo uma lista dessa!!!!

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Poi é, Lucas e Fábio... uma lista desse tipo é difícil. Relendo Monstro do Pântano, arrependi de não ter colocado ele na lista. Mas aí tinha que entrar também Miracleman...e Do Inferno. O difícil, no caso do Alan Moore, é escolher o que não entra...