quarta-feira, abril 15, 2009

O Aprendiz 6

Começou semana passada a edição 6 do programa O Aprendiz. Agora o foco são os universitários, que são chamados de estagiários. Assisti ontem uma prova no Exército. Os leitores do blog sabem que O Aprendiz era o único reality show que eu assistia antes de de fazer a sátira do BBB para a MAD (aí comecei a assistir ao BBB 9 e descobri que isso é uma cachaça, vicia).
Para não fugir do assunto, estou lendo o livro O concorrente, escrito por Stephen King no início dos anos 1980, sobre um reality show em que um homem é caçado pela polícia e família recebe uma quantia em dinheiro por cada dia que ele permanece vivo. Se no final de um mês ele sobreviver, torna-se milionário.
O livro de King é uma espécie de distopia, um mundo tomado pela poluição, em que pessoas fogem de seus problemas assistindo a reality shows sádicos (um deles é uma esteira para pessoas com problemas no coração. Enquanto a pessoa corre, responde a perguntas - se errar, a velocidade aumenta).
Depois de ler o livro, foi inevitável não pensar em como esse tipo de programa tem um caráter sádico. Há até casos de tortura psicológica, como o quarto branco, do BBB.
Em O Aprendiz, quando Roberto Justus fica mais simpático e menos agressivo, a audiência cai.
Ontem uma participante eliminada chorava compulsivamente, engasgando. Tanto o apresentador quanto seus conselheiros, ficaram só lá, olhando, friamente. Talvez até quisessem fazer algo, mas sabiam que um gesto de solidariedade arruinaria a audiência do programa.
Por mais que O Aprendiz seja um programa com o qual se possa aprender algo, especialmente alunos de comunicação e administração, no fundo, no fundo, o que interessa mesmo é ver pessoas sofrendo. Como no livro de King.

1 comentário:

Amanda Condello disse...

2 selinhos estão te esperando no meu blog...passe adiante...
wlw
A propósito...
Pode ser bem verdade isso que você disse, no fundo pessoas sofrendo dão muita audiência... Que horror isso!!!