terça-feira, julho 01, 2008


Alan Moore diz que toda boa história precisa ter um tema, algo sobre o que se fala. Assistindo a novela Pantanal, percebi que a novela toda tem como tema a transformação, simbolizada pela transformação de Juma em onça. Todos os personagens passam por transformações, em especial Juventino, o filho do fazendeiro, criado no Rio de Janeiro, que se transforma ao entrar em contato com o Pantanal. Ainda simbolicamente, é como se também o expectador estivesse se transformando ao entrar em contato com uma região que nunca havia sido mostrada em uma novela...

3 comentários:

Ivan Daniel disse...

Pantanal foi mesmo um divisor de águas na teledramaturgia brasileira. Eu era bem novo na época, mas assistindo aos capítulos hoje, percebo que conseguia identificar bem a beleza da novela. Ainda tenho a mesma sensação de deslumbramento com os cenários naturais.

Unknown disse...

Da primeira vez que foi exibida, eu tinha certo preconceito com produções de outros canais que não a globo. Sinal de que a emissora fez um bom trabalho durante toda minha infância.
Pena que eu era tão bitolado, pois, ao que parece, perdi muita coisa.

Ivan Daniel disse...

Ei! Não consigo deixar de assistir aos capítulos. O SBT não faz intervalo e assisto direto!
rsrsrsrsrsrsrsrs...