sábado, maio 24, 2008

Pobres heróis


Está passando atualmente uma bela propaganda de incentivo para que as pessoas votem e participem das eleições. O texto diz: ¨Heróis existem...¨ e mostra o rosto de várias pessoas que lutaram contra a ditadura militar, para que hoje se tivesse o direito ao voto. Bonito, mas incompleto. O que faz uma democracia não é só o direito de votar, mas também a liberdade de imprensa. Vejam o caso dos EUA. A imprensa tem total liberdade para divulgar informações sobre os candidatos, ou até mesmo de satirizá-los. Exemplo disso é o seriado Os Simpsons. Em um episódio, Homer compra uma briga pessoal com o presidente George Bush (pai), em outro a Guerra do Iraque é criticada diretamente quando Homer resolve se alistar no exército e, ao desertar, é perseguido pelos militares, que praticamente destroem a cidade para encontrá-lo. Quando a coisa se torna muito feia, o general diz para um comandado: ¨Nós nunca admitimos que cometemos um erro¨. No episódio de sexta-feira, na TV Globo, Margie perde a memória e Homer lhe mostra o álbum de recordações. ¨Aqui sou eu esmurrando George Bush pai e aqui sou eu esmurrando George Bush filho¨, diz.
Um desenho desses aqui no Brasil geraria uma indenização de milhões de reais para o político citado. A simples publicação da caricatura de um político, nas últimas eleições, gerou indenizações milionárias.
Embora não exista censura direta, a justiça brasileira faz as vezes de censora, privilegiando os candidatos poderosos. Enquanto a rede Globo pode falar de política à vontade, fazendo sua propaganda disfarçada (todo mundo se lembra da edição do debate Collor-Lula), as redes de informação não tradicionais, que seriam o veículo de expressão daqueles que não têm voz, são pesadamente patrulhados pela justiça. Fala-se hoje em multar pesadamente blogueiros que falem de assuntos políticos durante as eleições. Existe previsão de censurar até mesmo o Orkut.
Heróis existem... e devem estar chorando nos túmulos.
Compre a quinta temporada dos Simpsons no Submarino.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse tipo de critica sempre será dificil.
Isso acontece porque aqui os politicos muitas vezes são DONOS dos meios de comunicação.
A globo muitas vezes é meramente situacionista, mas as retransmissoras dela GERALMENTE são de patrimonio de caciques politicos locais.
Não só a globo, mas principalmente as menores que tendem a apelar diretamente E pesado. A critica só entra em pauta quando um cacique briga contra outro.
Me corrija se eu estiver errado mas na sua cidade deve existir algum programa tipo "Reportagem-verdade" onde:

a) são mostrados os ladrões de galinha presos pela policia e o entrevistador faz graça com a cara deles quando não faz abertamente campanha contra direitos humanos apontado soluções simplistas execuções publicas como saidas possiveis ou desejaveis ( sempre xingando, batendo na mesa com porretes enericamente), e que relaciona crime unicamente com incopetência do governo/PM.

b)Há reportágens "denuncia" sobre ruas esburacadas que ficam arrasadas pelas chuvas, ruas cheias de lixo e outras da periferia sem saneamento basico já ha muitos anos mostradas como Incopetencia de governo (prefeitura OU governo do estado dependendo de quem esta no poder).

c) há aberto assistencialismo na TV, e populismo explícito, sendo que reporters ou apresentadores são, foram ou serão candidatos a cargos politicos ( deputados federal, estadual ou Prefeito)

d) todas as alternativas acima ?

Meu nome não é Jonnhy

DJ Adriano Melo disse...

Adorei seu texto sobre a pseudodemocracia em que vivemos à mercê de políticos que cada vez mais se escondem atrás das belas matérias feitas pelas TVs que os apóiam... e são as mesmas que muitas vezes sofrem com a censura imposta de várias formas principalmente camuflada em multas e outros tipo de corte de direitos à liberdade de imprensa... lamentavelmente a imprensa paga por um preço que ela mesma criou, ao se deixar vender para políticos que querem a sua imagem sempre imaculada na TV.