segunda-feira, março 24, 2008

Barulho demais, SAÚDE DE MENOS



Eu tenho insistido sobre a necessidade das autoridades amapaenses tomem providências contra a poluição sonora. Aqui, alguns transformam seus carros em verdadeiras caixas de som e saem desfilando sua ignorância. Outros compram sons extremamente potentes e perturbam toda uma rua (meu vizinho, que não paga conta de luz, economizou o bastante para comprar um desses). Agora uma matéria da revista Saúde mostra que combater o som alto não é só uma questão de ordem e de cumprir a lei. É também uma questão de saúde pública. O barulho alto provoca estresse, insônia, infecções, gastrite, prisão de ventre, dor de cabeça, dificuldade de concentração, pressão alta, infarto e derrame. Eu, toda vez que o vizinho liga o seu som, tenho dores de cabeça horríveis. Confiram a matéria aqui.



4 comentários:

Anónimo disse...

Rapaz, infelizmente esse tipo de gente ocorre em todo o país. Perto de casa tem um boteco, que nos fins de semana rola videoke. Sobreviver a bêbados resmungando músicas não é o meu ideal de fim de semana. Mas do jeito que você fala, Amapá parece ser realmente uma terra sem lei.

Anónimo disse...

Ivan, esse é um problema tão grave aqui. Outro dia fui embora do aniversário de um querido amigo por não suportar o volume da música. E olha que quem estav tocando era um dos nossos cantores de bares, que tem um bom repertório de MPB, mas que sofre do mesmo mal: Acha que só vão ouvir sua música se ele colocar o som altissímo, tornando o ambiente desagradável.

Kiara Guedes disse...

E os carros que passam e acham que "nós" também queremos "curtir" o som que eles estão curtindo... Que não sabemos como conseguem ficar dentro do carro com a aquele barulho. Outro dia uma amiga reclamou de um carro estacionado na frente de um barzinho e o dono do carro falou algo como "aqui é uma democracia, estamos em via pública".. E ela retrucou: "exatamente... eu não quero, e tenho o direito de não querer escutar a mesma musica que vc". O pior, ele se sentiu ofendido, é mole?

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

É mole, não, Kiara. Na verdade, é duro morar numa cidade em que a poluição sonoro é a regra e as autoridades não fazem nada com medo de perder votos. E as pessoas que fazem isso, estão querendo compensar alguma coisa. Quem gosta de música, ouve música para sim, numa altura correta. Acima de determinado nível, música vira barulho. Quem faz barulho, é porque está querendo chamar atenção para si. Pode ser carência afetiva, necessidade de ser notado e até uma compensação por ter aquilo pequeno...