segunda-feira, janeiro 28, 2008


Recebi o livro de Volta ao mundo da ficção científica (UFMS), a primeira coletânea de artigos teóricos sobre o assunto de que tenho notícia. O livro é muito bom. Ainda não tive tempo de ler todo (assim que o fizer, publico uma resenha aqui), mas dei uma olhada geral, comecei a ler e achei realmente um nível muito bom. Para minha surpresa, no artigo ¨Níveis de recepção da ficção cyberpunk no Brasil: um estudo de casos exemplares¨, de Rodolfo Londero, li o seguinte:


Outro exemplo de recepção direta (do cibyerpunk) é O anjo da morte, conto de Gian Danton que aborda um tema recorrente na ficção cyberpunk, o ciberspaço, porém através de uma perspectiva filosófica, assemelhando-se mais a Matrix (1999), filme que também demonstra contatos, principalmente com a obra fundamental do gênero, NEUROMANCER. Na verdade, o próprio termo ciberpunk é grafado em O anjo da morte. Entretanto, na obra, o termo não se refere ao subgênero da ficção científica, mas à cultura em geral, pois ¨a cultura cyberpunk não é somente uma corrente da ficção-científica, mas um fato sociológico irrefutável, uma mistura de esoterismo, programação de computador, pirataria e ficção-científica, influenciada pela contracultura americana e pelos humores dos anos 80¨


Quem estiver interessado no livro pode mandar um e-mail para Rodolfo Londero (rodolfolondero@bol.com.br) ou para a editora (editora@nin.ufms.br). O livro custa R$ 20.

Sem comentários: