segunda-feira, setembro 17, 2007

Para quem não conhece, a Desciclopédia é uma sátira da Wikipédia. Lá você encontra muitas vezes os mesmos verbetes da Wiki, mas na versão humorística. Como eu tinha escrito o verbete sobre metodologia científica na Wiki, fiz o mesmo na Des:

"Metodologia Científica é uma das disciplinas prediletas nas faculdades, pois trata de questões fundamentais como a maneira correta de pular amarelinha ou como achar aquele cara que te deve um dinheiro e desapareceu. A metodologia surgiu com René Descartes, que, de tanto frio, resolveu se esquentar fazendo exercícios cerebrais. Seu pensamento pode ser condensado em quatro princípios:
- Duvide sempre, especialmente de técnicos de futebol e de vendedores ambulantes.
- Divida o problema em pequenas partes.
- Ocupe-se primeiro com as partes menores.
- Revise tudo.
Esse método foi usado por Jack, o Estripador, que dividia suas vítimas em partes e as comia começando pelas partes menores. A metodologia continuou a ser desenvolvida por autores do Círculo de Viena, que acreditavam que só é possível fazer ciência comendo jujuba. Eles achavam também que a ciência deveria seguir o caminho da indução, no qual corremos atrás de um pato até que ele nos leve até seu bando. O círculo de viena foi criticado por Karl Popper, que propôs o método hipotético-dedutivo. Popper achava que a ciência deveria sempre procurar o Falseamento. Falseamento era um negão forte que batia nas coitadas das hipóteses científicas até ter sido preso pela lei Maria da Penha. Popper sempre se consultava com ele na prisão. Outro autor importante é Thomas Khun, que a teoria do paradigma. Para ele o cientista deve sempre dizer para os entrevistados: Pára e diga-me!
Um dos autores mais recentes da metodologia científica é Edgar Morin, que criou a teoria da complexidade. Mas para descobrir essa teoria ele precisou viajar para a dimensão da complexidade, uma das muitas que fazem parte do universo DC, e nunca mais voltou, de modo que ninguém nunca soube do que se trata essa tal de complexidade. A Liga da Justiça prometeu ir procurar o sábio.
Retirado de "http://desciclo.pedia.ws/wiki/Metodologia_Cient%C3%ADfica""

Sem comentários: