sexta-feira, julho 06, 2007


O programa Café com notícias foi muito bom, com o debate sobre a homofobia. Estiveram presentes o vereador Clécio e vários representantes de entidades. E, pela primeira vez, falei mais que a Girlene.

Para quem não estava atento, o vereador Clécio Luis apresentou um projeto de instituir o dia da diversidade sexual, um dia de luta contra o preconceito sexual. E foi surpreendido pela atitude do vereador Charlie Johnny, que não só votou contra, como fez um veemente discurso contrário ao projeto, citando a bíblia a cada momento. Chegou ao ponto de dizer que, embora o estado seja laico, ele é composto de cristãos, pessoas de bem, com moral íntegra... e sugeriu que os homossexuais seriam os principais responsáveis pela propagação da AIDS.

Além de confundir a vida pública com a privada, o vereador se mostrou totalmente desinformado, já que hoje em dia o grupo que menos transmite a AIDS é justamente os homossexuais.

Além disso, é lamentável que uma pessoa que pertence a uma religião que foi muito perseguida pelo preconceito (na Europa chegou a haver massacre de milhares de protestantes) torne-se preconceituosa. Aliás, há pessoas que tiram boas lições do que lhes acontece, e outra que tiram más lições. Há a criança cujo pai espancava a mãe e que, quando cresce, passa a espancar também a esposa e há aquele que, quando cresce, torna-se um militante contra a violência doméstica. Da mesma forma há aqueles que, vítimas de preconceito, tornam-se precoceituosos na primeira oportunidade que se apreseta e há aquele que passam a lutar contra o preconceito.

Quanto à intromissão da fé nas questões públicas, é lamentável que não se use a fé raciocinada. Fé sem raciocínio é campo fértil para fanatismo.

Como dizia Voltaire, no Tratado sobre a tolerância:

"O grande meio para diminuir o número de maníacos é de entregar essa doença ao domínio da razão, que esclarece lentamente, mas infalivelmente os homens"

Sem comentários: