quarta-feira, fevereiro 28, 2007


Ontem à noite terminei de assistir o último capítulo da série Anos Incríveis. Eu tinha comprado a coleção completa, mas fui assistindo homeopaticamente, degustando cada episódio. A série toda é muito boa, mas o último episódio é... basta dizer que fechou com chave de ouro. O texto final é ótimo:


"Crescer acontece num piscar de olhos. Um dia você está de fraldas, no outro você já se foi. Mas as lembranças da infância ficam com você a longo prazo. Me lembro de um lugar... uma cidade... uma casa como muitas outras casas... um quintal como muitos outros quintais... numa rua como muitas outras ruas. E o negócio é que... depois de todos esses anos, eu ainda olho pra trás... maravilhado." (tradução de Juliano Maesano , que escreveu um ótimo artigo sobre a série no Digestivo Cultural)


As razões para gostar de Anos Incríveis são muitas: as ótimas atuações, o fato de acompanharmos o desenvolvimento de um garoto, dos 12 aos 18 anos, os ótimos textos e ótimos diálogos. Vendo esse episódio, cheguei à conclusão de que foi assistindo Anos Incríveis que eu finalmente aprendi a escrever diálogos. Diálogos absolutamente naturais, como se estivéssemos flagrando pessoas normais conversando. E até o texto parece da série parece ter alguma ressonância nos textos de quadrinhos que eu escrevia na época.

4 comentários:

Ivan Daniel disse...

Realmente a série era muito boa. Poderia voltar a passar pelo menos na TV fechada.

Anónimo disse...

Gian,

Desculpe-me, mas não pude me furtar a dar a minha opinião: Anos incriveis é mesmo adorável...

Anónimo disse...

Olá Gian,
tudo jóia, cara? Como vão as coisas por aí?
Bem, estou entrando em contato pelo seguinte motivo. Depois de 7 anos resolvi reabrir a minha matrícula na faculdade e fazer a monografia de conclusão de curso. O tema é sobre Watchmen. Mais precisamente "Aspectos Importantes da Narrativa de Watchmen". Meu orientador, Ricardo Jorge, citou o seu nome para eu compor a minha bibliografia. Você escreveu algo sobre Watchmen? Ou sobre narratologia? Se sim, gostaria de comprar seus livros. Faço depósito na sua conta e banco o envio postal. Caso não tenha algo sobre esse tema de sua autoria, creio que você possa me indicar boas leituras sobre o assunto para enriquecer meu estudo.
Gian, você nem sabe como fiquei feliz quando meu orientador te citou como um bom autor a ser estudado e contactado.
O Ricardo Jorge também elogiou muito a marca de fantasia.
Vou entrar no site deles agora mesmo e fuçar bons livros para comprar.
Um grande abraço e desde já obrigado pela ajuda.
Daniel Brandão
Em tempo: Anos Incríveis é minha série predileta. Gostaria muito de ter a coleção em DVDs.

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Oi Daniel,
tenho um livro chamado Watchmen e a teoria do caos. Mas não tenho exemplares sobrando. tem que ser com o henrique magalhães da marca de fantasia mesmo. Me manda teu e-mail e eu posso te indicar outras bibliografias. tenho um livro espanhol muito bom sobre o Moore.