sábado, agosto 05, 2006

A maioria das pessoas tem a idéia de que é muito bom ser superdotado. Afinal, a pessoa é mais inteligente que a média e, portanto, vai se dar melhor na vida. Na realidade não é o que acontece. Um superdotado tem muito mais dificuldade, inclusive na escola, que a maioria das pessoas. Por isso defendo que na escola o superdotado deve ser tratato com atenção especial. Abaixo o relato de uma superdotada publicado no blog do Digestivo Cultural:

Oi, Julio.Escrevo para vc diretamente pq preferi não publicar meu comentário.Li seu artigo sobre Glenn.Sabe, eu fui menina-prodígio, e do tipo raro, porque dominava mais de uma linguagem criativa: cantava afinadíssima desde os três anos, decorando letras em duas línguas além do português: o italiano e o francês. Desenhava desde os dois anos figuras humanas com olhos e bocas. Aprendi a ler e a escrever sozinha dos três aos quatro anos e escrevia poemas aos seis.Minha mãe e meu pai não sabiam o que fazer comigo, mas guardaram os registros: tenho fita gravada da minha voz, primeiros desenhos, poemas. Fiz um teste de QI aos cinco anos mas nunca me disseram o resultado exato, mas sei que foi bem acima da curva de Gauss. A pedagoga, segundo minha mãe, sugeriu que eu levasse uma vida tão normal quanto possível, estudando num colégio normal, etc, etc.Contudo, quando a gente é mesmo muito diferente, não adianta: a gente sofre muito. Não tô fazendo apologia do sofrimento de artista não, é sério. Fiz tentativa de suicídio duas vezes. Fiz psicoterapia (o que me salvou e ainda me salva quando estou no limite) muito tempo. Tiro um transtorno bipolar grau 4 de letra.Tô te confidenciando isso pq o artigo me tocou muito. Ninguém consegue ficar perto de gente anormal (acima da média do anormal, quero dizer, pq de perto...) muito tempo. É horrível.
Na escola, na faculdade, vc tem sempre a sensação de estar absolutamente só, ser sempre o discordante, de não ter um grupo com o qual se identifique, e quando se tem um temperamento agressivo e se fala muito, como é o meu caso, consegue discutir e se dar muito mal na maioria das vezes, por mais bem intencionado que vc seja.A maldiçao do prodígio, resumindo, é essa: ser um Edward Scissorhands. Leia mais

Sem comentários: