quinta-feira, agosto 24, 2006

Alguém aí já ouviu falar de Marketing? É, ao contrário do que muita gente pensa, marketing não é propaganda (embora propaganda seja marketing). Marketing está relacionado à satisfação do cliente. Parece que os supermercados YYamada se esqueceram disso. Eles entraram no mercado com uma água mineral de preço baixo e com um garrafão que não é tão frágil quanto os das outras empresas... e conquistaram mercado. Eu, por exemplo, comprei dois garrafões. E agora a matriz deixou de enviar água mineral para Macapá. Já faz mais de uma semana que os supermercados Yamada de Macapá não têm água mineral. Eu tinha optado pela água da Yamada porque todas as mercearias de meu bairro (Congós) decidiram não vender mais água mineral de marcas como Equador e Indaiá. A razão é que os garrafões, frágeis, rachavam com facilidade e depois não eram aceitos. Agora estou numa situação difícil. Os locais que vendem Equador e Indaiá não aceitam o garrafão da Yamada e no meu bairro não tem água tratada que possa ser consumida.
Mais marketing, senhores, mais marketing!

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqui na França,quando existe problemas em que a agua da torneira esta poluida tornando improprio pra beber,a MAIRIE(nome dado ao organismo que administra um bairro ou municipio)DISTRIBUE AGUA MINERAL aos moradores do bairro que não podem consumir a agua da torneira.Claro a distribuição é feita durante os dias que nescessitam pra restabelecer o uso da agua.O DINHEIRO arrecadado nas taxas equivalente ao IPTU ETC...do bairro é gasto somente no tal bairro NO QUAL FOI RECOLHIDO.Se UM bairro colado ao outro sofre da mesma situação é feito a mesma distribuição com o dinheiro recolhido do bairro.Pra entender melhor:CADA BAIRRO PAGA SEUS GASTOS de limpeza da rua,escolas,centros psicologicos etc...este methodo é bom porque cada administrador vai fazer o que pode pra que o bairro se torne agradavel...o ruin é que alguem de um bairro,não pode nunca matricular o filho em outro bairro por assim dizer, questões de dinheiro que é arrecado ali fica ali....dai NASCE os conflitos da discriminação...Claro o assunto é IMENSO,fiz aqui so "uma pincelada" quem sabe esta ideia pode ser adaptada ai no Amapa!!!. Claro a condição que a escola seja os pais que decidam, o que acham melhor aos filhos... ou seja respeitando o direito de estudar em qualquer bairro.Mas no que diz planificação das ruas limpeza, urbanismo,paisagismo etc...não tem duvida, poderia modificar o modo de viver ai.Claro tudo aqui não é conseguido facilmente,porque se algum morador coloca lixo ou faz da rua deposito de ENTULHOS etc...A multa é FEROZ direito a oficial de justiça caso haja intenção de não pagar qualquer multa.AQUI O LIXO COLOCADO NA RUA EM FRENTE DOS PREDIOS SOMENTE NO HORARIO QUE O CARRO DA LIMPEZA VAI PASSAR;Caso contrario QUALQUER ENTULHO que esteja na calçada, VEM A EQUIPE ESPECIALISTA, PRA ABRIR OS SACOS DE LIXO, PRA DESCOBRIR DE QUEM E O LIXO E DAI O morador "CULPADO" tera direito a oficial de justiça&cia...Desculpe ter colocado este assunto no seu blog,o assunto veio a partir do assunto da agua potavel....que é ligado ao organismo do estado etc...

Ivan Daniel disse...

Não podemos esquecer também que a logística é fundamental ao abrir filiais.