segunda-feira, maio 29, 2006

Morreu Alex Toth


Por Sérgio Codespoti (29/05/06)
Alex Toth, nascido em 1928, na cidade de Nova York, morreu sábado, 27 de maio de 2006, pela manhã, debruçado sobre sua prancheta.O desenhista completaria 78 anos no dia 25 de junho próximo.A notícia foi confirmada por Eric, filho mais velho de Toth, num fórum da Internet sobre o desenhista.
Numa mensagem curta em nome da família, ele informa e agradece aos fãs pelo carinho, e afirma que só há pouco tempo seu pai começou a compreender quantas pessoas seu trabalho havia tocado.Toth teve uma carreira rica e prolífica tanto nos quadrinhos como na animação.Seu primeiro emprego foi na Eastman Color, que publicava a revista Famous Funnies, na qual permaneceu até 1946, quando foi demitido.Trabalhou com Sheldon Meyer na DC, desenhando Dr. Mid-Nite, Eléktron e Lanterna Verde, tudo isto antes da década de 1950.Fez Casey Ruggles, uma tira de jornal, em parceria com Warren Tufts e a partir de 1952 passou a desenhar histórias policiais e de guerra para a Standard Comics.
Começou a ficar famoso desenhando histórias de personagens baseados em filmes, com Zorro, para a Western Publishing Company e Dell.Entre 1965 e 1968, voltou-se para a animação, tendo grande participação na criação de alguns dos maiores clássicos da Hanna-Barbera, como Space Ghost (1966), Herculoides (1967), Homem-Pássaro (1967), Mighty Thor (1967), Shazam (1967), Dino Boy (1967), entre outros clássicos.
Em 1973, foi para a Austrália trabalhar em outro desenho da Hanna-Barbera: Os Superamigos.Ainda na área de animação, também trabalhou em Jonny Quest , Quarteto Fantástico (1967) e mais recentemente na série Batman Animated.Na década de 1970 publicou diversas histórias pela editora Warren, em títulos de horror como Eerie e Creepy.
Toth é um dos criadores de Torpedo, junto com Sanchez Abuli, mas desenhou apenas duas histórias do personagem, pois discordava dos roteiros imorais criados pelo roteirista.É considerado por muitos como um dos maiores mestres dos quadrinhos, senhor do preto-e-branco antes de muitos outros artistas modernos que seguiram seus passos. Sua habilidade com o pincel era lendária e a sua arte permanece até hoje como um exemplo a ser seguido.
Fonte: Universo HQ

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
Meu nome é Ewerton França, faço o terceiro período o curso de Jornalismo na Faculdade Seama e sei que você ja foi coordenador do curso aqui na Faculdade. O professo Carlos magno, Comunicação Comparada, deu um trabalho para nossa turma fazer sobre a orientação política e ideológica das tv's, rádios e jornais aqui de macapá. Minha equipe ficou responsável pela rádio, mas os chefes das mesmas sempre tinham uma desculpa para nos atender, logo o professor mudou nosso tema para blog's.

Em visita a alguns dos blogs de Macapá achei um link para o seu.

Gostaria de saber se posso mandar algumas perguntas p o seu email sobre o assunto.

Mande a resposta para ewerton_fpinheiro@yahoo.com.br

Desde já agradeço a atenção.